sexta-feira, 21 de maio de 2010

Culturas Marinhas



As Instalações de Culturas Marinhas têm como objectivo a reprodução e a engorda de espécies marinhas. O tipo de estrutura que utilizam e o local que ocupam diferencia-as.
De acordo com o 2.º artigo do Decreto Regulamentar nº 14/2000, de 21 de Setembro, existem dois tipos de estabelecimentos de culturas marinhas:


Unidades de Reprodução: instalações destinadas a produzirem, por métodos artificiais, as diferentes fases de desenvolvimento embrionário de determinada espécie – gâmetas, ovos, larvas, pós-larvas, juvenis e esporos;


Unidades de Crescimento/Engorda: Instalações onde se promove o crescimento e engorda dos espécimes, qualquer que seja o tipo de estrutura que utilizem e o local que ocupem.




As instalações de crescimento/engorda distinguem-se através do tipo de estrutura ou o local que estas ocupam. Assim:

- Tanques: instalações localizadas em terra, que podem ser construídas desde terra até materiais sintéticos;
- Estruturas flutuantes: destinadas a peixes e bivalves, são estruturas localizadas na água, constituídas por jaulas flutuantes, jangadas ou longlines;
- Viveiros de Moluscos Bivalves: são unidades localizadas em zonas entre-marés.





in: http://www.dgpa.minagricultura.pt/portal/page_pageid=33,46256&_dad=portal&_schema=PORTAL&g_d=197466&cboui=197466

3 comentários:

Problemática do Parque Natural da Arrábida disse...

Consideramos uma medida importante pelo facto de esta preservar as espécies, evitando a extinção de determinados animais, em prol da conservação dos respectivos ecossistemas.
Questionamo-nos se a alimentação atribuída a estes animais não será prejudicial à saúde humana ou se o sabor dos mesmos não ficará aquém daquele a que já nos habituámos.

JL JL disse...

Achamos que é importante este tipo de estabelecimento, tanto para preservar algumas espécies como para reproduzir novas.
Contudo, será que as condições em que estas espécies se encontram serão as mais apropriadas? E a sua alimentação não afectará a sua qualidade e vivacidade?

Continuação de um bom trabalho!

Márcia disse...

De facto existem enormes estruturas para a aquacultura, que eu não fazia ideia de que existiam.
Blog interessantíssimo =)

Enviar um comentário